http://blogueirashame.com.br

Cores fluo ou flúor?


Há uns dias, em um post, eu disse (como sempre digo) que o correto é dizer cores "fluo"e que "flúor" a gente vê só no dentista.
Choveram críticas de bonitas dizendo que "flúor"também está certo, já que o gás flúor é utilizado em lâmpadas fluorescentes (oi?).

Para esclarecer de uma vez por todas (como eu já esclareci que "tons pastéis" só existe na feira), vou explicar o porquê da palavra fluorescência:

"Fluorescência é a capacidade de uma substância de emitir luz quando exposta a radiações do tipo ultravioleta (UV), raios catódicos ou raios X. As radiações absorvidas (invisíveis ao olho humano) transformam-se em luz visível, ou seja, com um comprimento de onda maior que o da radiação incidente.

Um exemplo é o fenômeno que faz com que certos materiais brilhem à exposição de UV emitida por uma lâmpada "luz negra"."

Ou seja, os pigmentos fluorescentes dos esmaltes emitem luz quando expostos à radiações UV (luz do sol e certos tipos de lâmpadas, por ex.) 

"Pigmentos convencionais / normais podem refletir apenas a luz visível, os fluorescentes convertem a luz ultravioleta absorvida e as reflete como luz visível, por esta razão, parecem brilhar mais que os pigmentos normais.
Como exemplo, o pigmento fluorescente laranja absorve a banda laranja como os pigmentos convencionais, entretanto, ele também converte a parte final do espectro e a luz ultravioleta em luz visível do comprimento de onda predominante."

Resumindo: as lâmpadas fluorescentes (que podem, ocasionalmente, conter o gás flúor) são apenas um exemplo de fluorescência, o mesmo fenômeno que ocorre com as cores fluorescentes das maquiagens, tecidos, tintas etc.
O "flúor"não tem absolutamente nada a ver com as cores fluorescentes (que têm esse nome por causa do fenômeno que sofrem, e não por causa do flúor).
O certo, consequentemente,  é "cor fluo", de "cor fluorescente".




P.S. 1 >> copiei um trecho da Wikipedia porque foi o lugar que achei a definição mais acessível, sem ser tão científica.

P.S. 2 >> para quem disse que "flúor" está certo porque leu na Capricho, na Gloss, na Vogue e no caralho a quatro, saiba que semana passada a redatora da Casa Vogue pagou o maior mico no Twitter ao teimar comigo que "tons pastéis" também está correto. Pediu desculpas e tudo.



11 comentários:

  1. Eu adoro entrar aqui, mas seu erro é começar a se levar a sério demais, aí a coisa toma outro contexto! Vc agora é a rainha do português? Perder seu tempo pra explicar se é fluo, fluor, whatever!!! Ainda por cima vir contar q 'até' a mulher da Vogue errou e vc acertou...vc tá se axando demais hein? Cuidado q falar mal do ego das blogueiras tá te deixando inflada! Nada pessoal tá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se tu prefere ficar ouvindo/lendo as coisas erradas, tudo bem amigue!!! Se não gosta... Vaza daqui!

      Eu acho importante a Titia fazer esse tipo de post, já que o objetivo do blog dela sempre foi alertar, abrir os olhos e é isso q ela tá fazendo!!!

      Excluir
    2. Concordo.. Acho que vc está se achando demais amigue rsss Abrir os olhos é uma coisa... O que vc faz aqui é criticar e só! Cada mulher deve se vestir como gosta. Se é feio ou bonito ai é de cada um! As blogueiras pelo menos tentam dividir seus gostos, experiencias e dar dicas! Vc faz oq? Abri os olhos?? Hehe pq não posta um look seu pra avaliarmos??Hahaha

      Excluir
    3. Kkkkkkkk ja deve ter sido gongada e ta com rauva da titia... Kkkk

      Excluir
  2. Tá se AXANDO, Shame, nada pessoal.. Kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Pior tb é a thassia escrevendo Hermés... Veja no post de hj titia.. Alguem avisa que nao é nem Hermes e nem Hermés e sim HermÈs??? Estuda na frança e da nisso!

    ResponderExcluir
  4. Ue... Nao consIgo localizar o novo site... Q tristeza...

    ResponderExcluir
  5. Tambem acho q perdeu essa discussao com um post chaterrimo. Ou seria chatissimo? hahahaha!

    ResponderExcluir
  6. Pra criticar a apontar erros também tem que ter classe viu amigue?! Uma coisa é abrir os olhos para coisas que ofendem os direitos das pessoas, outra muito diferente é sair apontando todo mundo porque não tem o que postar. Se você selecionar coisas legais e verdadeiras pra por aqui você irá muito bem..caso contrário vira "papagaiada".

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei saber q o certo era fluo e tons pastel!! Nao errarei!! Merci

    ResponderExcluir